Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET)

O Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) é um centro de Educação Especial idealizado pela educadora Zenita Guenther em Lavras em 1993. Tem como objetivo construir pela vivência diária um espaço físico e social estruturado, que facilite a dinamização de sua metodologia Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento. Sua meta principal é construir um ambiente de complementação e suplementação educacional de apoio ao aluno dotado e talentoso. O CEDET é vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Lavras, com responsabilidade técnica da Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento; (ASPAT). Atualmente são atendidas treze escolas municipais, oito estaduais e duas particulares, além de alunos vindo através de famílias, totalizando cerca de trezentos alunos.

Objetivos e Filosofia Geral: Depois de se concentrar em médias, medianas, proporções e maiorias, a Ciência da Educação está cada vez mais consciente de que, em situações humanas, a maioria aparece quando características individuais e de minorias, são ignoradas ou negadas simplesmente. Como Educação é um fenômeno que se torna concreto em cada pessoa, e não uma abstração grupal, ou social, a necessidade de reconhecer e trabalhar com minorias é cada vez mais visível, o que deu nascimento à idéia da Escola Inclusiva como a melhor medida para se lidar com características e necessidades educativas de todos e cada um dos alunos.

É dentro desse referencial que se coloca hoje a Educação Especial no seu todo, e em particular a Educação de Bem Dotados e Talentosos, inserida no sistema educacional, não como simples correção de possíveis deslizes na qualidade do trabalho desenvolvido pela escola, mas como um esforço intencional direcionado para responder a necessidades específicas desse grupo também especial de alunos.

Referencial teórico e áreas de concentração: A organização pedagógica de um Centro de Estimulação e Enriquecimento é configurada compreendendo três áreas básicas de concentração:

1 – A área de Comunicação, Organizações e Humanidades, com a finalidade de facilitar a convivência e identificação com os outros seres humanos, através de experiências ligadas à vida e inter-relações humanas, grupos e associações, comunicação e vivência comum.

2 – A área da Ciência, Investigação e Tecnologia, voltada para ampliar e aprofundar a visão de mundo, abrindo para a criança o mundo do conhecimento científico, das relações do homem com seu ambiente, e das vias pelas quais se pode conhecer e pensar o mundo que nos rodeia, de maneira organizada e racional.

3 – A área da Criatividade, Habilidades e Expressão, orientada para o conhecimento e cultivo das relações da pessoa consigo mesma e fortalecimento do auto conceito procurando desenvolver e exercitar o lado pessoal dos sentimentos, apreciação da beleza, relações com o próprio corpo, auto controle, saúde emocional e convívio orientado para metas comuns, como em esportes grupais, teatro, alem do aprendizado e valorização de habilidades artesanais como tecer, bordar, estimulando o cultivo do belo e do agradável.

Integração e Co-responsabilidade com a Escola: Todas as escolas da comunidade, tanto da rede pública, estadual, ou municipal, como da rede particular, da área urbana e rural, devem participar do programa de Educação para Desenvolvimento de Talentos desenvolvido pelos CEDETs, em parceria direta e assumindo co-responsabilidade, tanto em relação ao processo como aos resultados esperados. A participação direta da escola compreende:

• responsabilidade pela observação sistemática anual, para identificação de alunos sinalizando capacidade superior e talento;

• indicação de uma pessoa de seus quadros para assistir ao facilitador do CEDET no acompanhamento do dia a dia das crianças inscritas ao programa;

• acompanhamento e avaliação conjunta do desenvolvimento do Plano Individual dos seus alunos.

Plano Individual de Trabalho: Uma vez identificada, e inscrita no CEDET, cada criança começa por estabelecer, com a ajuda de um “facilitador”, o seu próprio “Plano Individual de Trabalho”, que será, para cada criança, o programa de estudos e atividades para aquele semestre, ou para aquele ano. Cada plano individual organiza-se em torno de pelo menos três caminhos que levam ao enriquecimento e interação diferenciada, em atividades grupais e individuais, principalmente os projetos individuais, os grupos de interesse, e os encontros gerais.

Como regra geral, todos os CEDETs organizados e dinamizados sob orientação da ASPAT seguem essa mesma direção e dinâmica geral no seu trabalho.

Honras:

2006 - Troféu Carlito Maia. “CEDET”, promovido pelo Instituto Abraham Lincoln.

2012 - Prêmio "Melhores Idéias do Ano". “CEDET”, Categoria Educação, promovido pela agência Ideia Brasil Publicidade.

2019 - Moção honrosa da Câmara Municipal de Lavras. Iniciativa do vereador Marcos Possato, subscritada unanimemente por todos seus pares.

Um comentário:

  1. Meu nome é Elizabeth Viana, sou servidora pública, com formação em Psicologia, e tenho um neto com quatro anos, Gael, que foi identificado pelo pediatra que o acompanha desde que nasceu, como uma criança superdotada, corroborando o que acreditávamos. É uma criança super comunicativa, tem facilidade em fazer amizades, uma fluência verbal diferenciada das crianças de sua idade, falou muito cedo, inclusive formando frases com dois anos e idade. Entetanto, é supesensível, tem muita energia,um pouco metódico, um tanto perfeccionista, dorme pouco mas u sono muito profundo.
    Teve um desenvolvimento acima do normal com dois aninhos, com a professora que tinha na escola, entretanto a partir do s 3 anos e este ano notamos uma certa regressão, inclusive na realização de tarefas escolares. A professora então falou para minha filha, que é professora na Faculdade Estácio de Sá, aqui em João Pessoa, que ele precisava de acompanhamento psicopedagógico pois estava atrapalhando as aulas.
    Assim que o pediatra nos falou passamos a buscar entidades que nos pudesse ajudar, mas em vão. Aqui nem mesmo a que representa o MEC não faz nada na área de superdotados.
    Buscamos uma psicopedagoga que vem acompanhando há um mês e ontem informou a minha filha que não acredita que ele seja superdotado mas hiperativo.
    Passamos a pesquisar mais sobre o assunto e aí descobrimos vocês e a metodologia CEDET.
    Poderiam no ajudar? Gostaríamos muito também de poder seguir os passos para criarmos aqui em João Pessoa uma unidade de vocês. É possível?
    Fico no aguardo de uma resposta.
    Agradecida.

    Elizabeth Viana
    (83)993324320 / 32241634

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